FAZER AMIGOS É UM GESTO DE CORAGEM

9a3448c86dcd943751e9dc8802f1ce97

“Tente. Sei lá, tem sempre um pôr do sol esperando para ser visto, uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem. Pelo menos sorria, procure sentir amor. Imagine. Invente. Sonhe. Voe”.

Caio Fernando Abreu

Tem gente que veio ao mundo para ser infeliz. Gente que sente prazer em tratar mal as pessoas. Que não se importa com o bem-estar de ninguém. Tem gente que não liga para a opinião alheia, que acha que está sempre certa e que acredita que manter a má fama é mais importante que fazer amigos. Confesso que ando sem paciência para esse tipo de gente. Que faz questão de humilhar, gritar e espezinhar os outros. Que se aproveita da boa vontade alheia e que está sempre tirando vantagem em algo. Posso não ser a pessoa mais feliz do mundo, mas não trato ninguém de maneira diferente da que eu gostaria de ser tratada. Não grito com os meus amigos e não imponho a minha opinião a ninguém. Sei que não acordo com o melhor humor do mundo, mas isso não me impede de dar um bom dia ao porteiro do prédio, ao vigia na rua ou a quem trabalha comigo. Não sou a pessoa mais paciente do mundo, mas isso não me impede de dialogar, com educação, com pessoas que têm opinião contrária a minha, nem me faz arrogante diante dos erros alheios. Todos temos nossos problemas pessoais, todos temos nossos sonhos e cada um tem uma maneira diferente de administrar isso. Ninguém é melhor que ninguém e se eu puder ser lembrada por atitudes educadas e palavras doces, vou ficar feliz. Não quero ser a pessoa amarga e mal educada que atropela, no mínimo, quatro pessoas por dia. E se aprendi uma lição nesses últimos meses, é que não quero ser igual a você. Pode continuar com suas atitudes milimetricamente pensadas, o seu ultra amor próprio e a sua incapacidade em amar o próximo. Não quero fazer parte dessa sua vida inventada, de quem vive em um castelo de cartas pronto a desmoronar. Prefiro ter uma vida sólida, com estruturas rígidas e laços eternos. Prefiro continuar tratando bem os meus amigos e as pessoas que me cercam. Porque é muito mais fácil ser feliz com um sorriso do que com um tapa na cara. De você, só quero distância.

